quarta-feira, 19 de março de 2014

Roteiro da Semana - Cancun e Playa del Carmen (Parte 1)

Taí um lugar que eu queria conhecer desde pequenininha: Cancun. Por ter uma infraestrutura turística excelente, por não ser um destino dos mais caros e por ter uma população bilíngue (quase todo mundo fala espanhol e inglês), Cancun é há décadas muito famosa entre os brasileiros. A cidade é repleta de hotéis (all inclusive ou não), tem uma beleza natural de cair o queixo e suas "atrações" são sucesso garantido pra crianças, jovens e adultos. 

Quando eu digo Cancun, na verdade estou falando das regiões mexicanas de Yucatan e Riviera Maya, que engloba lugares como Playa del Carmen, Chichén Itzá, Cozumel, Isla Mujeres e Tulum (estes dois vão ser destaque da Parte 2 do post, aguardem!). Aliás, Playa del Carmen foi a surpresa da minha viagem: apesar do conforto e da diversão que Cancun me proporcionou, foi em Playa onde minhas amigas e eu passamos os melhores dias. E as noites foram páreo duro com as de Cancun! 

Inclusive, pra quem não é muito fã do "american way of life & travel", a dica é se afastar o máximo possível de Cancun. Na minha opinião, Cancun é uma aspirante a Miami mexicana, e até hoje eu não sei se adoro Miami ou se acho uma das cidades mais sem identidade do mundo. Mas tenho que admitir que o negócio em Cancun é bom, senão eu não estaria voltando pela segunda vez em um ano, daqui a um mês, pra despedida de solteira de uma amiga (Parte 2 vem aí!). 



Riviera Maya, no estado de Quintana Roo: natureza, história, esporte e mordomia no lado caribenho do México. 


Em vez de fazer o Roteiro da Semana como eu costumo fazer, separando por tópicos como "Como chegar", "Hospedagem" etc, vou copiar aqui o e-mail que enviei pra uma amiga da minha irmã com o roteiro da viagem que fiz no Carnaval do ano passado - aliás, o blog surgiu justamente pra eu poder consolidar todas as dicas e roteiros que costumam me pedir depois das trips, eu adoro!
Essa viagem em específico foi o cúmulo da fanfarra, então eu falo muito de nights, ressaca e tal, não reparem...Eu preferi não citar no e-mail os preços que paguei, porque já tem um ano e as coisas podem ter mudado (em Maio, quando eu voltar da despedida de solteira, eu cito os custos atuais na Parte 2 do post). Além disso, passamos um perrengue com os nossos voos que foram alterados faltando menos de dois dias pra viagem, estamos na Justiça até hoje por causa disso, então também prefiro não comentar pra poder focar no que interessa ;)


O mar turquesa e os (muitos!) resorts são marcas registradas de Cancun. Abaixo, o e-mail na íntegra.


Se prepara pro email giga, eu me empolgo quando o assunto é viagem...

Acho que você vai amar o Carnaval lá! Claro que de Carnaval não tem nada, só um desfile ridículo em Playa, mas as nights são ótimas, os resorts maravilhosos e os parques idem. 

Nosso voo chegou em Cancun e lá pegamos um transfer pra Playa (compramos no aeroporto mesmo, não é caro). Fomos pra Playa primeiro, porque uma amiga nossa só chegava dias depois e ela fazia questão de passar mais tempo em Cancun.

PLAYA
O centrinho de Playa (que é o que interessa) é tipo Rua das Pedras: uma ruazona toda charmosa, cheia de lojinhas, bares, restaurantes e nights.

Ficamos no Sahara Hotel (http://www.booking.com/hotel/mx/sahara.pt-br.html), super recomendo! É tipo apartamento, muito bem localizado, os funcionários são extremamente atenciosos e o preço é muito justo (pelo menos era até o Carnaval desse ano). 
Playa é mais perto do que Cancun pra fazer os seguintes passeios diurnos (que eu acho imperdíveis):

1) Xel-Há (http://www.xelha.com/)
Tem gente que acha que o parque é fake, que os golfinhos ficam "presos" etc. Eu achei lindo, uma delícia, e é all inclusive. A gente foi e voltou de van (meia horinha cada perna), pegamos "no meio da rua" em Playa (o cara do hotel nos mostrou onde), foi tranquilaço. Compramos o ingresso na hora. 
Tem um outro desse mesmo tipo (http://www.xcaret.com), mas como não tínhamos tempo, escolhemos o Xel-há por ser open bar. É passeio pra um dia inteiro. 

2) Chichen-Itzá (http://www.chichenitza.com/)
Eu tava numa ressaca inacreditável quando fui, então foi meio sofrido. Saímos 7h da matina (mais de 2 horas de van) e, chegando lá, é campo aberto, solzão na cabeça sem parar. Mas ainda assim, valeu a pena e eu iria de novo! Compramos o passeio numa das várias lojinhas que tem em Playa, incluía transfer de ida e volta + ingresso + almoço num lugar esquisito + mergulho no cenote (aquele "buraco" na terra com uma lagoa dentro, coisa linda!). Se forem, levem água e biscoitos!

3) Cozumel
Linda! O barco sai do porto, pertinho do hotel (vários horários, só cuidado porque lota). Aluguem um jipinho numa das zilhares de lojas e rodem a ilha. 
Nós fomos no Rasta Reggae Bar (http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g150809-d2411045-Reviews-Rasta_Bar-Cozumel_Yucatan_Peninsula.html), no Mr Sanchos (http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g150809-d1862550-Reviews-Mr_Sanchos_Cozumel-Cozumel_Yucatan_Peninsula.html) e num terceiro que eu esqueci o nome, pra ver o pôr do sol. Esses beach clubs tipo o Mr Sancho são uma delícia pra beber e relaxar, as praias são maravilhosas. 


Templo maia em Chichen-Itzá, salto no parque Xel-Há e diversão em Cozumel: passeios de um dia de duração.


Tem muita coisa pra fazer à noite em Playa, e os promoters voam em cima das mulheres na rua. Mas cuidado, porque muitas vezes eles vem oferecendo entrada e bebida de graça e, quando você chega lá, descobre que é um prostíbulo ou night gay rs, então não paguem antes de entrar! Eu fui nessas e recomendo:

Foi minha noite mais divertida em Playa, a night é animadíssima, toca de tudo (aliás, todas são assim). Acho que entramos de graça, geralmente é assim, mas as bebidas são carinhas. Cuidado com as tequileiras, elas enfiam coisa na sua boca e vem cobrar depois (no final elas já eram nossas amigas e davam de graça rs). 

2) Mandala (http://mandalanightclub.com/)
Tem uma opção de pagar $ seco ou $$ open bar (drinks, não cerveja). Não adianta dar uma de brasileiro, os seguranças sabem quem pagou o que, e enfiam uma luzinha na sua cara caso você esteja bebendo a bebida de quem pagou mais caro rs. Essa night é bem bonita, tem parte fechada e terraço, vale muito a pena ir. 

Obs: Tem o Coco Bongo também, duas amigas foram depois da Palazzo, entraram de graça. Eu e outras não fomos, porque sabíamos que íamos em Cancun.


Em sentido horário: Palazzo, Mandala, Cabana Beach e Coco Bongo. Tudo open bar!


CANCUN
Pagamos uns 40-50 dólares cada uma pro dono do hotel de Playa nos deixar na porta do nosso resort em Cancun (não lembro se foi isso tudo, sei que foi meio carinho mesmo, é tipo 1 hora de carro). Tem zilhares de opções de all inclusive, nós ficamos no Riu Caribe (http://www.riu.com/en/Paises/mexico/cancun/hotel-riu-caribe/), eu pesquisei bastante e lembro que o custo-benefício era ótimo. 

O melhor é que eles têm uma equipe de hosts que te levam pras nights. Você paga X dólares, eles te levam de van e você ganha uma pulseirinha (a maioria das nights é all inclusive, vale perguntar antes). A volta é cada um por si, mas é mole pegar táxi e até busão em Cancun. Teve só uma noite que não fomos com a maioria, porque eles iam pra um bar e a gente queria night, mas ainda assim pegamos a van e uma das hostess acompanhou a gente!
Durante o dia em Cancun, a gente não fez nada além de morgar e beber no hotel.

É uma loucura, confuso, brega, maravilhoso, tem que ir!

2) Cabana Beach
Eu anotei esse nome na agenda, mas não to achando no Google nenhum lugar que corresponda à minha memória rs...É um beach club, rolam umas pool parties e umas festas à noite, acho que foi a nossa melhor noite em Cancun (Coco Bongo páreo duro). Ficamos sabendo da festa lá no hotel mesmo. 

3) Palazzo e Mandala
Nós entramos rapidinho na Mandala depois do Coco Bongo, é bem diferente da Mandala de Playa. E na última noite fomos pra uma festa na Palazzo, foi ótimo também. Dizem que o Señor Frogs (http://www.senorfrogs.com/) é clássico, o hotel até levou a galera pra lá, mas nós preferimos ir pra Palazzo. 

Obs: Não fomos pra Isla Mujeres, disseram que é uma farofada e a gente tava com o tempo apertado. Mas talvez valha a pena, parece ser maravilhoso. 


Acima, fotos que tiramos no nosso hotel em Cancun. Embaixo, mergulho de snorkel em Xel-Há e uma das poucas praias com ondas da região, em Cozumel.


Eu disse que eu perco a linha quando o assunto é viagem rs...Qualquer dúvida, é só gritar!
Bjbj

sexta-feira, 7 de março de 2014

O gosto de cada lugar

Sei de pessoas que costumam associar um cheiro pra tudo. Elas saber dizer qual aroma um lugar tem, lembram do perfume de cada pessoa e até mesmo tem cheiros pra determinados momentos da vida (uma viagem, uma festa, um intercâmbio etc). Já eu, ao contrário dessas pessoas (e apesar do tamanho avantajado do meu nariz), não tenho um cheiro, mas tenho um sabor pra tudo na vida. 

Por exemplo: os sabores da minha infância são bife com purê de batatas e café preto + pão com manteiga da minha avó (sim, pra ela nunca teve problema criança se encher de café). O intercâmbio que eu fiz pra Alemanha tem gosto de kebab e Nutella e o Work Experience que eu fiz na Califórnia tem sabor de taco, burrito, sour cream e molho ranch. Toda vez que eu como uma barra de cereal eu me lembro de quando estagiei no Diário Lance (foi meu lanche durante quase dois anos, todo dia) e o gosto do meu último namoro é de Pringles (meu ex era completamente viciado). E por aí vai. 

Nada mais natural então que eu tenha um "gosto" pra cada um dos meus destinos de viagens. Abaixo, fiz uma lista com alguns dos lugares que eu visitei e o "sabor" de cada um deles, de acordo com a minha memória gastronômica (nem um pouco refinada, por sinal). 

E vocês, também têm um gosto inesquecível em cada viagem?


Austrália: meat pie, queijo feta e "miojo" apimentado 
Lake Tahoe (EUA)Dolar Menus do Taco Bell e do Mc Donald's, Oreo e molho ranch


A base da minha alimentação durante um ano e meio da minha vida.
À esquerda: meat pie (torta de carne duvidosa), queijo feta (ou grego) e macarrão instantâneo made in Indonésia.
À direita: itens do Mc Donald's e do Taco Bell por apenas 1 dólar e alguns dos 25 (!!!) tipos de Oreo.


Cancun (MEX): chilli nachos
Croácia: páprica 
Barra Grande (BA): queijo coalho e pimenta


Dá pra notar a minha tara por pimenta...
Em sentido horário: chilli nachos (meu café, meu almoço e meu jantar em Cancun), páprica recheada e páprica natural (gosto e cheiro da Croácia) e queijo coalho com geleia de pimenta dedo-de-moça (um beijo, Barra Grande!). 


Disney (EUA): sorvete do Mickey
Londres (ING)Maltesers


...e dá pra ver que eu tenho um apreço por doces também.
Em cima, o sorvete do Mickey, que é mais bonito do que gostoso.
Embaixo, essa delícia redonda chamada Maltesers. Sério, percam um minutinho do dia de vocês e joguem esse nome no Google, vocês vão se impressionar com a versatilidade desse chocolatinho.


AlemanhaSchokobon, Nutella, döner kebab, salsicha, mostarda e cerveja


A culinária alemã é obesa e divina.
Em cima: kebab (difícil de comer, mas delicioso) e dois exemplos da minha marca de chocolates favorita, a Ferrero.
No meio: diversos tipos de salsichas, cada uma é típica de determinada região da Alemanha.
Embaixo: Paulaner, Erdinger, Hofbräuhaus...ô povinho bom de fazer cerveja!


Tailândia: pad thai de camarão e arroz frito (muito barato, tipo três dólares o prato)
Bali (IND): frutos do mar (também muito baratos, uns oito dólares o cesto com lagostim e tudo)
Florianópolis (SC): sequência de camarão
Capetown (AFS): camarão frito


Uma saudade: refeições na Tailândia e na Indonésia, é de comer rezando e MUITO barato.
Acima, dois pratos típicos da Tailândia: o "macarrão" pad thai e o arroz frito.
Abaixo, uma foto que eu tirei do meu cesto de frutos do mar em Bali e um exemplo de sequência de camarão. 


Buenos Aires (ARG): empanada de queijo, presunto, carne, frango, etc
Barcelona (ESP): presunto pata negra e qualquer coisa do mercado Boqueria
Holanda: croquetes Febo e batata frita cheia de maionese


Culinária de rua é vida! Do "pastel" portenho, passando pelo jámon catalão até a mágica máquina de croquetes holandesa, toda larica é válida.


Obs: Se você engordou três quilos só de ler esse post, imagina como eu volto pra casa depois de cada viagem...