quinta-feira, 5 de junho de 2014

Roteiro da Semana - Cancun (Parte 2)

To sumidaça, coisa feia! Mas vou compensar a ausência com a continuação do post de Cancun e com novidades aqui no blog, aguardem!

Taí um lugar que eu nunca ia imaginar que visitaria duas vezes em pouco mais de um ano: Cancun. Apesar de ser um dos meus "Destinos dos Sonhos" desde a infância (mais pra frente vou postar sobre isso) e de a viagem que eu fiz ano passado ter sido uma das mais divertidas da minha vida, Cancun não faz muito o meu estilo e eu só voltei na última Páscoa pra passar a despedida de solteira de uma das minhas melhores amigas. Mas AINDA BEM que eu voltei! rs

Esse retorno só me deu mais vontade de conhecer o México a fundo (meu voo foi via Cidade do México e até terremoto de 7.5 na escala Richter eu enfrentei), me deu a certeza de que Cancun é a Disney dos adultos e me fez admirar ainda mais Playa del Carmen. Os porquês disso tudo, abaixo.

Tudo pela farra: trip pra Cancun pela 2a vez em um ano, graças à despedida de solteira de uma amiga-irmã

COMO CHEGAR E ONDE SE HOSPEDAR
No Carnaval de 2013, minhas amigas e eu fomos de LAN e nosso voo custou a bagatela de 8 parcelas de R$500 (sim estou sendo irônica, 4k numa passagem é um roubo!). Dessa vez, gastei 80.00 milhas com a TAM pra fazer RJ-SP-Cidade do México (ida e volta) e paguei USD 160 pra fazer Cidade do México-Cancun-Cidade do México com a Vivaaerobus (https://www.vivaaerobus.com/). Nunca tinha ouvido falar dessa companhia, mas dei um Google e vi que a fama dela ia além da minha ignorância, então encarei. Não foi uma experiência muito boa, os pousos e decolagens me assustaram e as filas pro check in foram enormes. Mas low fare é low fare né, não dá pra reclamar.

O aeroporto de Cancun tem três terminais, com ônibus gratuito que faz transporte entre os três, e de cada um deles saem vans coletivas e táxis privativos que levam pra qualquer lugar da região. A van pra zona hoteleira custa USD 17 por pessoa e foi lá que nos hospedamos: ano passado no RIU Caribe (http://www.riu.com/es/Paises/mexico/cancun/hotel-riu-caribe/index.jsp) e esse ano no RIU Cancun (http://www.riu.com/pt/Paises/mexico/cancun/hotel-riu-cancun/). Apesar de a rede ser a mesma, achamos o RIU Cancun beeeem melhor do que o Caribe por vários motivos: melhor localização (do ladinho das noitadas), mais opções de comidas (além do buffet fixo, toda noite o jantar segue um tema diferente), quartos mais confortáveis e hóspedes mais jovens (pra gente isso é uma vantagem). Além disso, a piscina infinita dá um toque a mais!

Riu Cancun visto da Go Pro que apoiamos na borda da piscina infinita

NOITADAS
Coco Bongo
Como falamos tanto sobre a Coco Bongo ano passado, as meninas quiseram ir logo no primeiro dia, e se amarraram tanto que fomos de novo depois! Eu não me canso de dizer o quão brega, circense, exagerada e fantástica a Coco Bongo é. Tem duas frases que definem perfeitamente:"Vegas meets Cirque du Soleil" e "You have to experience it to believe it" (essa é de uma resenha do New York Times). É um mix de circo com boate, com open bar até as 3h da manhã por cerca de 70 dólares e gente do mundo inteiro. Esse vídeo dá uma leeeve noção da doideira que é, vale a pena conhecer!

Palazzo, Mandala e La Vaquita
Ao lado da Coco Bongo, a Palazzo e a Mandala são as boates mais famosas de Cancun. A Palazzo é parecida com uma (boa) night (gringa) qualquer, nada de excepcional. Já a Mandala tem uma vantagem: um beach club anexo à boate fechada, onde acontecem umas pool parties bem legais! E a La Vaquita foi novidade pra gente: assim como as outras nights em Cancun, ela também é open bar, só que muito mais barata (USD 25 vs USD 60-80 das outras). Ou seja, dá pra imaginar a "sujeira" que é né rs Mas sujeira no bom sentido, dá pra se divertir muito pagando bem menos, vale a pena pros dias que a preguiça e a bebedeira te segurarem no hotel até tarde. Ah, e tem uma vaca gigante sobrevoando o lugar, é no mínimo engraçado.

Palazzo: encontro de bonés

Mandala: toda pool party vale a pena quando a alma não é pequena

La Vaquita: oi, vaca voadora!

PASSEIOS
Isla Mujeres
A poucos passos do Riu Caribe fica a Playa Caracol, com um píer de onde saem catamarãs de hora em hora pra Isla Mujeres. Ano passado não fomos, porque priorizamos outros passeios, até que uma amigona nossa disse que era muito lindo e vimos umas fotos animadoras, então resolvemos ir. Mas fizemos uma coisa que não se deve fazer numa viagem tão cara curta: fomos sem pesquisar NADA, não fazíamos ideia das atrações de lá. Mal saímos do catamarã e fomos "atacadas" por esses caras que vendem passeios turísticos e, por muita sorte, fechamos um programa bem legal: um barco com marinheiro só pra gente, com isopor pra guardar bebidas e um pit stop com almoço incluído - mas tudo muito simples, barco e almoço. O lado ótimo foi o mergulho de snorkel (um dos mais bonitos que já fiz) e a farra da mulherada no barco. O ruim foram as paradas opcionais, uma pra mergulhar com golfinhos (de cativeiro, tô fora) e outra com um tubarão - o coitado, além de encarcerado, teve os dentes arrancados, como é que a gente ia compactuar com um negócio desses?!

Tchibum em Isla Mujeres, onde peixinhos multicoloridos convivem em harmonia com diversas esculturas submarinas

Cenote 2 Ojos + Tulum + Playa del Carmem
Fechamos um van só pra gente, lá no hotel. Custou USD 34 pra cada uma de nós 9, mas no final demos uma gorjeta boa, porque era domingo de Páscoa e o motorista foi um fofão - além de ter passado o dia inteiro aturando a mulherada buzinando no ouvido dele, coitado.
A primeira parada foi no Cenote 2 Ojos. Os cenotes são cavidades naturais cheias d'água, formando cavernas totalmente ou parcialmente submersas. Dá pra mergulhar com garrafa, snorkel ou free style mesmo - o que já vale o passeio, é lindo demais. Tem zilhares pelo México, é até difícil escolher em qual ir, mas esse é bem famoso então fomos dar o confere. A entrada custa 100 pesos (USD8).

Essa foto borrada nem de perto dá a ideia do quão maravilhosamente azul é a água nos cenotes

Logo depois, o motorista nos levou para Tulum, que é um sítio arqueológico dos maias à beira-mar, maravilhoso. Apesar de as construções não serem tão imponentes como as de Chichen-Itzá (outro sítio muito famoso, que visitamos ano passado), o visual compensa. É um passeio rápido, mesmo lendo todas as placas não leva mais de 1h30. A entrada custa 40 pesos (USD 3).

Tulum: ao fundo, uma das várias ruínas de um dos sítios arqueológicos mais famosos do México

Por último, fizemos um pit stop em Playa del Carmem. Foi uma paradinha de menos de 2 horas, então nos dividimos: as que não tinham estado em Cancun ano passado foram dar um rolé, e as que conheciam foram torrar o crédito na Forever 21, que abriu na cidade em dezembro do ano passado. Apesar de rápido, adorei ter ido à Playa outra vez: o lugar é uma delícia, todas ficamos com muita vontade de passar mais tempo lá.

A apaixonante Playa del Carmen também tem a sua Quinta Avenida, repleta de lojinhas, bares e restaurantes

Jungle Tour
No último dia, o grupo se dividiu mais uma vez: metade foi para o parque Xcaret (http://www.xcaret.com.mx/) e a outra foi fazer um passeio que indico pra qualquer pessoa que gosta de adrenalina (e que não se importa com um leve perigo): o Jungle Tour, ou Speedboat Tour.
Resumindo: você aluga uma lanchinha pra até 4 pessoas e dirige ela por contra própria através dos mangues da lagoa Nichupté, e durante um longo trecho de mar aberto, até chegar no recife de coral Punta Nizuc - tudo isso seguindo um guia que dirige descacetadamente uma lancha lá na frente, sozinho. A recomendação inclusive é pra você acelerar ao máximo a sua lancha, pra que ela sacuda menos nos dias de ventania - não adianta muita coisa, o negócio quica e sacode que é uma loucura.

Lá no recife, todos "estacionam" para um mergulho de snorkel de meia hora, é maravilhoso, nunca imaginei que veria tanto peixe lindo e diferente em Cancun! A parte do perigo fica por conta da sorte, ou falta dela: fora a ventania que tava no dia e que deixou o mar super encrespado, e o fato de que nenhuma de nós já tinha dirigido uma lancha na vida, eu e minha amiga fomos premiadas com uma lancha que acelerava e desacelerava sozinha, morria do nada, a gente não sabia se ria ou se chorava. Mas sério: sustos à parte, foi o passeio mais surpreendente que eu fiz na viagem, super recomendo! Mais informações aqui: http://www.aquatours.travel/activities/jungle-tour-cancun.asp#

Formigas atômicas: nós mesmas que pilotamos essas lanchinhas inacreditavelmente pequenas e velozes

Obs: Pesquisando para o post, descobri que esse é o segundo maior recife de coral do mundo. Só perde para a Grande Barreira de Corais, na Austrália, onde eu também já mergulhei (quem sabe isso não rende um post mais lá pra frente...).

Obs 2: Em Cancun, o dólar americano é aceito pra quase tudo, mas alguns lugares como lojas de shoppings (Zara, Forever 21) só aceitam pesos ou crédito. Então, é sempre bom ter uns pesos mexicanos, além de um cartão de crédito internacional. Esse ano, além dos dólares e do cartão, eu levei dois mil pesos (o que dá cerca de USD 140).