sábado, 22 de fevereiro de 2014

Roteiro da Semana - Croácia (Sail Croatia vs. Yacht Week)

Pra ser sincera, eu mal tinha ouvido falar da Croácia até uns três anos atrás. Eu sabia que era um dos "desmembrados" da União Soviética, que tinha passado por uma guerra recente e que a camisa da seleção de futebol parece uma toalha de mesa (inspirada no quadriculado da bandeira do país). O que eu não sabia era que a Croácia é um dos países mais interessantes da Europa, que a sua geografia faz dele um dos lugares mais deslumbrantes do continente e que a sua vida noturna bate de frente com a de qualquer país do oeste europeu - nem dá pra considerar a Croácia um país do leste! Ah, e também não sabia que os cães dálmatas eram croatas, oriundos da Dalmácia, olha que coisa?

Pois bem. De uns anos pra cá, a Croácia virou a nova Grécia, o destino "exótico e festeiro" que todo viajante paulista e carioca passou a comentar. Da noite pro dia, passei a ver em todo lugar fotos daquelas ilhas de nomes impronunciáveis cheias de história, com um mar azul-transparente que só o Adriático sabe ter e, principalmente, com gente transbordando alegria. E a tríade praias paradisíacas + festas à beira mar + construções históricas transformou o país na minha obsessão meta.

Tudo azul: o fundo rochoso contribui para os tons de turquesa do (maravilhoso!) litoral croata.

A Croácia é um ótimo destino pra casados e solteiros e você pode conhecê-la por terra ou por mar. Como minhas amigas e eu queríamos conhecer a maior quantidade de ilhas possível, sem nos preocuparmos com deslocamento, optamos pelo mar.

Sempre ouvimos falar numa opção chamada Yacht Week (http://www.theyachtweek.com/), na qual você reserva um barco pra você e pros seus amigos e passa uma semana velejando pela costa, comendo e dormindo no barco, na companhia de um capitão. Parece pacífico, mas não é: além do seu, outras dezenas de barcos com centenas de estrangeiros vão te acompanhando e, a cada ilha, a Yacht Week organiza uma festa. Se você não quiser passar suas horas em terra firme seguindo a programação da Yacht Week, não tem problema: o tempo livre é seu e você faz o que bem entender (portanto que esteja de volta no dia seguinte na hora combinada).

Porém, na Yacht Week você é obrigado a fechar um barco, e como no ano que fomos (2013) o menor era pra seis pessoas e nós éramos cinco, ficaria muito caro. Então, conversando com uma amiga que tinha ido um ano antes, chegamos à empresa Sail Croatia (http://www.sail-croatia.com/). O esquema é parecido com o da Yacht Week, mas com algumas diferenças:

Custo médio considerando grupo de no mínimo 5 pessoas (na Yacht Week, barcos só de homens custam mais caro).

Apesar do conforto na Yacht Week ser maior (os barcos são BEM mais modernos), é mais caro do que a Sail Croatia. Além disso, pra um grupo pequeno como o nosso (três solteiras e duas "casadas"), foi ótimo termos ficado num barco com mais gente, é muito mais divertido: além de nós, tinham dez australianos e neo zelandeses (homens e mulheres), todos muito gente boa. Alguns foram com amigos e outros foram sozinhos, super disposição.

Eu sou meio Pollyanna e vejo sempre o lado bom das coisas, então pra mim essa semana de Sail Croatia foi inesquecível, com zilhões de histórias pra contar, ri demais. Mas pra não dizer que tudo são flores, passamos por umas situações que, pra quem não tem o lado rasta aflorado, se tornam perrengues: o ar condicionado só funcionou duas vezes (o calor era de matar, haja cachaça pra conseguir dormir!), o banho era gelado e com aquela torneirinha que ficam do lado do vaso (sem chuveiro) e num dos trechos da viagem o barco sacudiu DEMAIS, quase todo mundo vomitou. Pra completar, no terceiro dia nós mulheres arrumamos uma confusão com o tarado do capitão, quase deu polícia. A sorte é que o ajudante do barco agiu muito bem e conseguiu colocar panos quentes, com o passar das horas todo mundo se acalmou e no final virou causo pra contar (mas claro que demos queixa oficial pra empresa, que mandou um representante por dia pra ver se tava tudo bem).

Na foto de cima, o mapa da Croácia. Na debaixo, o roteiro que fizemos com a Sail Croatia.

COMO CHEGAR
BRASIL - EUROPA - BRASIL
Ninguém sai do Brasil pra ir só pra Croácia, o povo aproveita que já tá pagando passagem pra Europa e visita no mínimo mais um destino. No meu caso, antes de ir pra a Croácia passei por Barcelona e Ibiza e, depois, fui pra Berlim e Amsterdã. A minha ida e volta foi via Barcelona, com escala em Paris, pela Air France - uma das top 3 companhias que eu já voei, mas esse voo teve a pior turbulência que eu já passei na vida, haja Dramin! Custou USD 1.643 + USD 244 de taxas, em 5x sem juros (pra parcelar, é melhor fechar com agência de viagem em vez de comprar direto no site da companhia).

ESPANHA - CROÁCIA
Depois de três dias em Barcelona e três em Ibiza, escolhemos voar pela Vueling, uma low-fare espanhola que eu só fui conhecer quando fiz as pesquisas pra trip. Nosso barco saía de Split às 13h de um sábado e os únicos voos Ibiza-Split chegavam depois das 15h. Então, optamos por sair de Ibiza na sexta, chegar em Dubrovnik à noite e de lá pegar um ônibus pra Split, porque na sexta também não tinha voo pra Split que servisse pra gente. O voo Ibiza-Dubrovnik, com escala em Barcelona, custou EUR 209,73 já com os 19 euros a mais pra despachar uma mala de até 23kg.

O voo atrasou em Ibiza, porque uma menina vomitou duas vezes antes do avião decolar - e claro que foi do lado do meu assento rs...Chegamos em Dubrovnik no limite, às 21h, e pegamos o último ônibus do dia pra Split! Foi tudo tão rápido que nem deu tempo de trocar euro por kuna, só o suficiente pra comprar a passagem de ônibus (como a Croácia tinha acabado de entrar pra União Européia, nós achamos que o euro seria aceito em qualquer lugar, ledo engano).

Momento ousadia: chegamos em Split às 2h da manhã, sem reserva de hotel, porque não sabíamos se daria tempo de ir pra Split ou se dormiríamos em Dubrovnik. Achamos que seria tranquilo arrumar um quarto de hotel ou camas num hostel, segundo grande engano da noite. A cidade tava lotada e é cheia de ladeiras, não rola ficar procurando abrigo a pé no meio da madruga. Resultado: conhecemos uns santistas no meio da rua e, no ápice do cansaço, aceitamos dormir no chão da sala da casinha que eles alugaram. Sim, fomos loucas. Sim, eles também foram, porque nos acomodaram na casa e foram pra night, deixando passaporte, dinheiro, Go Pro etc tudo em cima da mesa da sala. No final das contas deu tudo certo, os meninos eram super gente boa e nem deram (tanto) em cima da gente rs, mas é claro que não repito uma doidera dessa e não recomendo pra ninguém.

Um pouquinho da alegria (e da loucura!) que foi a nossa semana de Sail Croatia, no verão europeu de 2013.
Esses borrões de bagunça na primeira e na segunda linha são as camas da nossa luxuosa cabine rs
E esse buraco na primeira linha é a escotilha do nosso banheiro, até que é bacana fazer xixi vendo o mar.

SAIL CROATIA (roteiro Split return)

Dia 1) Split - Hvar
Mal deu tempo de conhecer Split. Partimos às 13h em direção à Hvar, nosso destino mais esperado. Como em todos os dias, paramos no caminho pra um mergulho no meio do mar.
Resumo de Hvar: beleza e doidera, que lugar! Vá ver o pôr do sol no Hula Hula (http://www.hulahulahvar.com/) e faça pelo menos uma noitada no Carpe Diem (http://www.carpe-diem-hvar.com/). Ambos são carinhos, mas são dois programaços.

Dia 2) Hvar - Trstenik
O pico mais lindo e um dos mais impronunciáveis da viagem. É cheio de vinhedos e faz parte da rota napoleônica (eles se orgulham muito das duas coisas). Margeamos a pequena costa a pé e, no meio do mato, achamos uma escadinha que nos levou ao nosso secret spot: um deck de pedra no meio daquele mar divino, nadamos por ali um tempão. À noite, fomos de barquinho pra uma festa indicada pela Sail Croatia, o lugar não tem nome (ou o nome é tão impronunciável que eu não decorei).

Dia 3) Trstenik - Dubrovnik
Dubrovnik está entre as 10 cidades mais medievais do mundo. Sua Old Town, uma estonteante cidade murada à beira-mar, é patrimônio da UNESCO. O passeio de bondinho até o topo do Mount Srd rendeu algumas das fotos mais lindas da nossa viagem, e o passeio guiado que fizemos pela Old Town nos ajudou a entender um pouco mais da história da Croácia - e a apreciar ainda mais o país. Quem gosta da noite (eu!), não pode deixar de ir no Club Revelin: ele fica dentro de um "castelo" / dentro de uma das construções da Old Town (http://www.clubrevelin.com/).

Dia 4) Dubrovnik - Mljet
Mljet (Magé, para os íntimos) não é um destino comum entre os brasileiros e foi a nossa passagem mais tranquila: foi o único lugar onde não fomos pra night, ficamos só bebendo num barzinho à beira do cais com o pessoal do nosso barco. Durante o dia, o Mljet National Park é a pedida (http://www.mljettravel.com/national-park.html).

Em sentido horário: pôr do sol no Hula Hula, secret spot em Trstenik, parque em Mljet e a caminho da Revelin.

Dia 5) Mljet - Korcula
Korcula (a letra C leva um acento que não tem no nosso alfabeto) é, supostamente, onde viveu o explorador Marco Polo, tem até uma casinha dele lá pros gringos vi$$$itarem. Em Korcula, vimos como os croatas adoram o pólo aquático (nada a ver com o Marco Polo, eu acho), pois a praia é cheia de traves pra prática do esporte - aliás, que praia! Nossa noite lá foi uma aventura: depois de bebericar no centrinho da ilha, tentamos uma festa de espuma muito falida e descobrimos uma super night no meio da floresta (http://www.boogie-jungle.com/). Teríamos ficado lá até de manhã, se uma amiga nossa não tivesse cortado o pé num vidro e jorrado sangue pela boate inteira rs Exageros à parte, o negócio foi sério e fomos parar no hospital levadas por um taxista que só falava croata ou alemão (esses momentos fazem valer meus dez anos de Colégio Cruzeiro, ich danke meinen lehrern)!

Dia 6) Korcula - Makarska
Eu amei Makarska! A cidade fica no pé das montanhas Biokovo (que dão um toque maravilhoso em todas as fotos), o centrinho é super medieval e a praia principal é exuberante e agitada na medida certa, cheia de barzinhos e restaurantes. À noite, tivemos uma festa temática e todos se fantasiaram de pirata ou capitão. Foi no Club Deep (http://www.deep.hr/), que fica dentro de uma caverna! Pra completar, as laricas de lá só perdem pras de Berlim, muito amor pelo kebab do cais!

Dia 7) Makarska - Split
No aeroporto do Rio, encontrei a irmã de uma amiga que já tinha ido pra Croácia e ela foi no nosso mesmo voo. Papo vai, papo vem, ela nos indicou um parque nacional chamado Krka (R$100 pra quem conseguir pronunciar). Como nós já tínhamos passado algumas horas em Split na chegada e teríamos mais algumas horas no dia seguinte, decidimos alugar um carro e ir conhecer esse parque, que fica a menos de três horas de Split. Que dica certeira, o lugar é divino, a cachoeira é sem igual!!! À noite, fomos tomar os nossos drinks de despedida e, sem querer (juro que foi!), fomos parar na festona que a Yacht Week organizou no Vanilla Club (http://www.vanilla.hr/).

Dia 8) Check out em Split
Deixamos nossas malas num dos muitos lockers que ficam à beira do porto (não lembro quanto foi, mas não achamos caro) e fomos margeando a costa até chegar à praia principal de Split. Fizemos hora pro nosso voo - que era só à noite - dormindo nas espreguiçadeiras, cinco defuntas exaustas (as espreguiçadeiras + guarda sol também são pagos, mas vale à pena se você for passar muitas horas na praia). Tomamos uma ducha de água doce num dos chuveiros da praia, comemos num dos restaurantes de lá e voltamos andando pro Centro, pra pegar um busão pro aeroporto (trocamos a roupa molhada entre os carros de um estacionamento rs).

Em sentido horário: night em Makarska, drink game ousado no barco, almoço em Split e a melhor dica ever (Krka).

DICAS GERAIS

• A Sail Croatia vale muito a pena, não apenas por termos conhecido picos fora dos roteiros tradicionais, mas pelo estilo mais humilde de viagem e pela convivência com estrangeiros. Pra quem for viajar num grupo pequeno, é uma ótima opção.
  • Os croatas foram aceitos na União Européia em julho de 2013, no mesmo mês em que fomos pra lá, então eles ainda não estavam estruturados pra aceitar euro. Pra completar, eles também não aceitam cartão de crédito em quase nenhum lugar, então tivemos que trocar euro por kuna várias vezes e gastamos muito mais dinheiro em espécie do que estávamos esperando. Não conte com o cartão de crédito.
  • Como a maioria dos europeus, eles simpatizam muito com brasileiros. E amam futebol, é assunto fácil pra quebrar o gelo.
  • São tarados por páprica. Eu amo, mas como é um tempero de gosto forte tem muita gente que não gosta. Antes de pedir uma comida, pergunte se ela é feita com páprica.
  • Se tiver um tempinho a mais, faça algum dos passeios extras que são vendidos em tudo quanto é lugar: day tour em Zagreb, ou na Bósnia, ou em Montenegro, entre outros.
  • Vá preparado(a) pra um calor tão forte quanto o do Brasil, ou pior.